terça-feira, 20 de julho de 2010

Hancock e o Relações Públicas

O filme Hancock serve como um belíssimo exemplo do que um profissional da área de Relações Públicas é capaz de fazer para modificar uma imagem. Com direção de Peter Berg, o ator principa, Will Smith, interpreta um heroi as avessas, que sempre chega aos locais em que precisa ajudar de forma desastrosa, fazendo com que a sua popularidade entre as pessoas seja negativa.
Hancock é um heroi nada convencional, que está todo o tempo sob o efeito de bebidas alcooóicas, usando roupas inadequadas para sua posição, não tendo um vocabulário considerável e assustando as pessoas com as suas chegadas bruscas e atrapalhadas aos locais que pretende ajudar. Além de não se desculpar por todos os estragos que causa, ele ainda é bastante procurado pela polícia, por ter inúmeros pedidos de prisão em seu nome, e vários mandatos de busca e apreensão.
Até o dia em que salva Ray Embrey (Jason Bateman), um relações públicas que acaba de ser demitido da empresa onde trabalhava ao tentar lançar uma campanha beneficente. A partir deste dia sua vida muda completamente.
Como forma de agradecimento, Ray leva Hancock para jantar em sua casa e lhe propõe um trabalho de RP para melhorar a sua imagem, que estava totalmente negativa, com a sociedade. A princípio ele rejeita, mas depois quando Ray lhe mostra o que as pessoas pensam dele, começa a refletir sobre o assunto, até finalmente aceitar a ajuda desse seu mais novo amigo. Com o trabalho de Ray, Hancock faz inúmeras mudanças no seu comportamento, e passa a ser vangloriado pela mídia e pelas pessoas.
A televisão, como instrumeto, teve grande influência tanto em Hancock quanto nas pessoas que tiveram um redirecionamento de opinião devido ao trabalho de RP na mídia e na internet. As ações deste profissional podem ser observadas, por exemplo, na declaração pública que ele fez, desculpando-se por todos os estragos que causou, e responsabilizando-se pelos seus atos.
Sendo preso e saindo de cena, a criminalidade aumentou, o que provocou um sentimento de saudade do heroi nas pessoas, já que elas não tinham mais quem as salvasse dos perigos que estavam ameaçando a cidade de Los Angeles.
Hancock passou a cuidar melhor da sua imagem fazendo a barba, parando de beber, melhorou o vocabulário, passou a elogiar o trabalho das pessoas que colaboravam de alguma forma com o seu e começou a sorrir.
O Relações Públicas realizou grandes ações para modificar a imagem de Hancock, analisando seu comportamento antes do trabalho e percebendo o que ele precisava mudar para ser aceito e aclamando pela sociedade. A mudança de sua imagem foi imprescindível para que passasse a conviver de forma harmoniosa e conseguisse ter o seu trabalho devidamente reconhecido pela sociedade, sentindo-se incluso nela.

Um comentário:

  1. Marcela, parabéns ! muito bem lembrado o Filme Hancock, ele deixa bem claro às pessoas a importancia do profissional de Relações Públicas.

    ResponderExcluir