Até que ponto conseguimos mostrar a verdadeira imagem do Brasil lá fora? A mídia colabora para que ela seja positiva ou negativa? É, parece que são questões meio retóricas se observarmos como o nosso país tem sido representado por aí, inclusive na indústria cinematográfica.
Quem teve a oportunidade de assistir o último filme da saga de Velozes e Furiosos pode perceber um pouco dessa realidade. O filme, que diz se passar no Brasil, não mostra nada além de favelas, traficantes, mulheres bonitas e a corrupção da nossa polícia. Onde no Brasil temos um trem que passa em um deserto? Para começar o deserto está bem longe, e o pleno funcionamento dos trens então...
Mas não é só através dos filmes que a imagem do nosso país tem sido mostrada de forma negativa. As nossas principais notícias são reportadas lá fora, muitas vezes merecendo destaque internacional, e a greve no transporte público da grande São Paulo desta semana é um bom exemplo. Como queremos atrair turistas durante a Copa do Mundo e as Olimpíadas desta forma?
O país está prestes a sediar dois megaeventos, e o que está fazendo para melhorar sua imagem? Receber duras críticas da Fifa pelo atraso com as obras? Acho que este não é o melhor caminho.
A urgência em se trabalhar a imagem do país já está mais do que gritante. Não quero defender que devemos melhorar nossa imagem apenas para estes eventos, mas já que ela deve sim ser melhorada, que seja a tempo, para que os turistas possam ver as belezas do nosso país, a hospitalidade e o calor do nosso povo, e depois voltem, com ou sem um grande evento que os atraia.
Relações Públicas e comunicólogos em geral do nosso país, o que acham de fazermos o que sabemos de melhor, cuidar da imagem, só que desta vez do nosso país? Como muitos dizem, “fica a dica”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário