terça-feira, 22 de março de 2011

Pensar fora da caixa


Que o campo de trabalho dos profissionais de Relações Públicas, da comunicação em geral, é bastante amplo, disto ninguém discorda. Agora por que será que várias das possibilidades de atuação não são divulgadas? Da forma como é feito atualmente, cabe ao profissional sair em busca de uma área que mais lhe agrade dentro das possibilidades de atuação permitidas pela profissão, o que já é um leque bem grande.

Vamos partir do princípio de que todos sabem da possibilidade de trabalhar em uma agência, governo, organização e ONG, certo? Vocês também conhecem o trabalho desenvolvido pelo profissional em hotéis, clubes, restaurantes, no mundo da moda, rádio, TV, esporte, como ombudsman?

Bom, acredito que nem todos. E olha que estes são apenas uns dos exemplos, e nem tão inusitados assim. Já falamos em um post anterior inclusive da atuação no circo, só para vocês terem uma ideia de quão grande são as nossas chances de sucesso no mercado, que sabe reconhecer uma boa iniciativa.

Uma das grandes vantagens que nossa profissão permite é a possibilidade de atuar em quase todas as áreas imagináveis. Quantas profissões vocês conhecem que possui esta característica? É valido lembrar também, que para um bom profissional qualquer ambiente imaginado caberá um trabalho de comunicação, que é a forma básica de relacionamento em qualquer lugar. Acredito que devemos “pensar fora da caixa”, imaginar áreas que nos interessamos que ainda não possuem trabalho de comunicação e propô-lo, defender nossa ideia, que pode vir a ser muito útil para todos os públicos envolvidos.

3 comentários:

  1. Ótimo post Marcela.
    Tenho acompanhado sempre seu blog, mas as vezes na correria acabo não comentando.
    Concordo plenamente com seu texto. Existem diversas áreas precisando de profissionais de Comunicação.
    Um exemplo é a crescente área de tecnologoia de informação. Muitas empresas do setor tem necessidade de fazer a sua comunicação, e muitas vezes não encontram profissionais de Rp, marketing, PP que entendam muitam bem de softwares e soluções em TI para propor estrategias eficazes para este tipo de produto. Cabe a nós profissionais e futuros profisionais, estarmos atentos para as tendências do mercado e buscar sempre ter um leque extenso de conhecimentos das mais diversas áreas a fim de direcionar nosso trabalho para quem realmente necesita.

    obrigada Marcela e continue com os posts.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom sua matéria Marcela.
    Li algumas matérias de seu blog, muito bom ele.
    Nessa matéria você tem razão com certeza, o mercado de trabalho desta profissão é muito, muito amplo mesmo.Espero que continue sempre assim, dedicada em sua profissão e em sua vida, que com certeza você alcançara o sucesso que almeja.Desejo-lhe muito sorte e sucesso de verdade.De seu antigo amigo Vitor Volpatti, um beijo e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcela. Gostaria de ter conhecido mais vc, como é corrida nossa vida, acabou não dando tempo, admiro pessoas que tem ousadia e força de vontade pra fazer tirar as ideias do papel e vc conquistou td isso, parabéns.

    ResponderExcluir