Você sabe como fazer para que seus funcionários realmente se sintam parte da empresa, participem das atividades com boa vontade, façam seu trabalho pensando em um bem maior, uma causa, e como fazer para que eles saiam do trabalho falando bem da empresa?
É, realmente estas não são tarefas fáceis, é necessário que haja integração entre as áreas. O RH tem que falar com a comunicação, com a diretoria, com o setor fabril e assim sucessivamente, todos se comunicando, trabalhando em conjunto . E um conjunto de ações se faz necessário para que a forma como a empresa é vista seja modificada. Não basta fazer uma festa de arromba no final do ano, dar cesta de natal ou aumentar o salário.
Estudos mostram, inclusive, que até alguns anos o fator fundamental na motivação era o salário, já atualmente o colaborador não quer apenas um salário compatível com suas atividades, quer um ambiente de trabalho agradável, reconhecimento, valorização profissional, enfim, elementos que façam com que ele se sinta bem dentro da empresa. Mas por que é tão importante que seus funcionários se sintam satisfeitos? Que patrão deseja ter um colaborador que da porta para fora fala mal de tudo relacionado ao seu trabalho, que esteja insatisfeito em todos os sentidos? Isso não é bom para nenhuma empresa.
Para mudar, que tal começar comunicando ao seu público interno tudo o que envolve o local onde ele trabalha? Ele não pode ser o último a saber das ações que o envolvem (in)diretamente, as vezes até mesmo pela boca de outras pessoas. Portanto, primeiro passo, comunique tudo o que for relevante para que eles sintam que fazem parte da empresa.
O que acha de envolver a família dos seus funcionários? Não vamos desprezar os eventos, mas eles devem ser integrativos, podendo até mesmo ser informativos e não acontecer apenas nos momentos em que sentir insatisfação. Jornal mural, intranet, jornal/revista interno, concursos, todos são formas de integrar e informar, mas nada como a comunicação face a face, um bom dia desde o porteiro até o presidente, um muito obrigado, por favor, palavras muito pequenas com significados enormes.
Como você vai falar para eles se não convive com eles? Para isto é necessário que freqüente os mesmo lugares. Não estou dizendo para almoçar todos os dias na bandejão e nem ir aos mesmos botecos, mas se você não o fizer, as chances de aproximação serão minimizadas e você não saberá onde as melhorias devem ser feitas.
Qualquer ideia é válida, desde que a visão do funcionário sobre a empresa seja positiva e que ele exerça seu papel de multiplicador desta forma, transmitindo boas informações, e acima de tudo, verdadeiras, pois se lembre, ele nunca transmitirá algo falso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário