quinta-feira, 26 de agosto de 2010

O que é mais importante: Propaganda ou Relações Públicas?

O conhecido guru de Marketing Al Ries, inventor do termo posicionamento e autor de vários livros entre os quais Marketing de Guerra, escreveu o livro The Fall of Advertising & The Rise of PR, no qual menciona que relações públicas têm se tornado a mais poderosa arma de marketing.
De acordo com o autor, RP cria novas marcas no mercado, enquanto a propaganda é uma espécie de mecanismo de defesa para marcas já estabelecidas. Sem falar no fato de que lançar produtos através de relações públicas reduz substancialmente os custos de marketing.
Diz ainda o autor: se você está lançando um produto totalmente inovador como Viagra ou Botox no mercado ou o filme O Homem-Aranha, um programa de relações públicas é absolutamente imbatível. Mas se você está introduzindo mais uma cerveja no mercado ou um novo sabonete, você precisa mesmo é de uma boa camapnha de propaganda.
O único problema é que relações públicas é uma incompreendida.
E é pelo pouco conhecimento do assunto que a atividade de relações públicas no Brasil é ainda incipiente, embora seu potencial seja imenso. Só para dar uma ideia, o mercado mundial de RP foi da ordem de US$4.31 bilhões em 2001, de acordo com o Council of Public Relations Firms. No Brasil, não chegou aos US$50 milhões, o que corresponde à receita de uma grande agência de RP só no seu escritório de Nova York. O principal motivo é que pouca gente sabe o que RP pode fazer pela sua empresa.
-Planejamento estratégico da comunicação corporativa (imagem da empresa)
-Comunicação dirigida aos diversos públicos com que a empresa se relaciona
-Relações com a imprensa
-Administração de crises
Em outras palavras, RP é toda a administração da reputação, da imagem da empresa junto aos seus diversos públicos. Alguma empresa pode prescindir de relacionar-se bem com os seus funcionários? Seus parceiros comerciais? Com a comunidade? RP, portanto, cuida do mesmo patrimônio de uma empresa, a sua reputação.
De acordo com Paul Homes, editor da revista Inside RP, "Enquanto a propaganda é uma importante ferramenta de comunicação, RP é muito mais que isso, é uma caixa de ferramentas, um processo, talvez até mesmo uma maneira de pensar". Dificilmente uma agência de propaganda vai recomendar uma solução que não envolva a compra de espaço, através do qual a empresa vai expressar seu ponto de vista. RP, ao contrário, é definida pela habilidade de passar mensagens através de uma ampla gama de veículos em espaços cedidos. Além do que, na propaganda é você quem está falando bem de si mesmo, enquanto através de um bom trabalho de RP você consegue que outros falem bem de você. Aí está também uma de suas maiores vantagens: a credibilidade. Recente pesquisa feita nos EUA mostra que 76% dos principais executivos de empresas reconhecem que RP tem se tornado mais importante para eles do que era há cinco anos e 82% a consideram uma função da alta cúpula da companhia. "As empresas, independentemente do seu porte, precisam ter imagem positiva junto às suas comunidades, ou certamente falharão." A pesquisa publicada na revista Inside PR vai além: "Estamos indo em direção a um mercado de relacionamento e RP é a melhor maneira de influenciar os seus públicos". É por tudo isso que o mercado de RP está crescendo a respeitáveis taxas, com especial destaque para as áreas de saúde, tecnologia, finanças e relações governamentais.
Mas a verdade é que a comunicação tem vários instrumentos que dependem das necessidades específicas de cada caso, dos públicas que se quer atingir, do prazo, da concorrência, do mercado, dos recursos disponíveis e de muitas outras variáveis. Portanto, nenhuma das disciplinas da comunicação - propaganda, promoções, marketing direto, relações públicas e outras tais- é a solução única ou a mais imporante. Mais importante é praticar o que os principais players do mercado estão fazendo: comunicação integrada.
Fonte: Roberto Grad

4 comentários:

  1. Olá Marcela prazer!
    Li seu post, achei muito interessante, é imprescindível sim uma relações públicas em uma empresa, como você mesma disse, não há uma única solução, por isso vejo que um bom plano de marketing se não houver um planejamento de relações públicas estará incompleto. O maior problema que encontramos é que o mercado brasileiro em sua maioria ainda não conhece o poder da comunicação pra imagem das empresas. Sinceramente, conheço pouquíssimas empresas que possuem uma agência de RP, e todas estas empresas são multinacionais e não são de origem brasileira. Temos poucas soluções a curto prazo neste caso, ou informar fazendo o trabalho de relações públicas ser reconhecido ou trabalhar no exterior.
    O post ficou muito bom, informativo e esclarecedor, na verdade hoje conheço pouquíssimos profissionais de RP. E é bom saber que existem pessoas apaixonadas pro ela, por que pra que o marketing funcione corretamente precisamos de RP, Propaganda, Promoção, Vendas e os Controller's que nos cobram metas. Abraços! Charleny Alves

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  2. Muito bom o post!!! Lembra qdo te pergunteio a diferença???? Ai esta!! Bem interessante!!!

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  3. Oi!
    Adorei o blog! Estou divulgando meu blog de RP com ênfase na audiência pública que ocorreu em SP no dia 27 de agosto!
    Este post tem tudo a ver com assuntos abordados la..
    Se puder acessar, seria ótimo!
    http://debaterp.wordpress.com/

    Tatiane

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  4. Bom dia minha querida Aluna.
    Que prazer poder encontrar textos que permitam a reflexão sobre temas pertinentes à profissão de comunicologos. E, maior prazer ainda, saber que são de pessoas como voce, que alem de responsavel e coerente, mantem uma postura profissional prematura e admirável.
    Neste seu ulimo post: "O que é mais importante: PP ou RP". fico com um sentimento dividivo e/ou interrogativo: "Tostines vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais" ou "quem nasceu primeiro? O ovo ou a galinha?". Verdaderiamente Al Ries é um grande pensador sobre a administração e suas variaveis vertentes sobre Mareting. Contudo, ao meu ver, não podemos tratar a questão de uma maneira simplista e dicotomia como se supõe o titulo do seu artigo. Entendo que, ferramentas que compoe o MIX DE COMUNICAÇÃO um planejamento de Marketing bem elaborado, não podem simplesmete ficarem dentro de uma questão antagônica. Cada qual, em dado momento, dentro do critério atribuido pelo plano de marketing, tem sua imprescindivel colaboração para o sucesso de uma ação / lançamento ou reposicionamento de um produto / serviço. O que de fato cabe questionar é se as empresas de pequeno e médio porte, que no nosso pa's representam aproximadamente 95% da força produtiva, tem consciencia do que a comunicãção, quando aplicada com inteligencia, seriedade e capacidades tecnicas, podem oferecer à elas.
    Sem duvida RP tende, nesta nova ordem economica guiada por redes sociais, ampliar exponencialmente o fator de comunicação, mas as empresas precisam aprender a respeitar, sejam quais forem as ferramentas, e dar a estas, o devido valor no momento de pensarem em comunicação.
    Parabéns mais uma vez. Sucesso e um grande abraço

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